U
ANGELO TORRES - Uma História de Sucesso
BIOGRAFIA CRONOLÓGICA
Angelo Torres é um saxofonista carioca com fortes influencias na Gospel e Black Music Americana e um das grandes nomes do Saxofone na América Latina. Tem como característica principal um som marcante e a fusão do Pop com o Smooth Jazz e é responsável por vários solos de saxofone que fizeram sucesso ao lado dos mais conceituados cantores Cristãos brasileiros, tais como Davi Sacer, Fernandinho, Ministério Trazendo a Arca, Kleber Lucas e muitos outros. Possui 10 CDs solos gravados 1 DVD com participação do Saxofonista americano Kirk Whalum e viaja por todo Brasil e Estados Unidos em suas turnês de lançamento. É fundador e apresentador do AT JAZZ Music, um programa de entrevistas e Música no youtube por onde já passaram várias personalidades de nossa música.
Nascido em 16 de Janeiro de 1975 em São João de Meriti-RJ, casado com Deuzimar Braga há 27 anos e pai de Lucas e Davi Torres, o artista cristão não veio de uma família tradicionalmente de músicos, mas aos 11 anos de idade se mudou para Niterói, uma cidade com uma cultura musical muito intensa e logo ele estaria entrando e se envolvendo com o movimento dentro da igreja que frequentava, Ministério Plenitude. Começou a estudar saxofone aos 16 anos de idade no Conservatório Nacional de Música do Estado do Rio de Janeiro que fica em Icaraí - Niterói. Na época seu professor e saxofonista Edson Santos já suspeitava e apostava no talento do jovem músico. Após dois anos de estudo o músico integrou o corpo de professores da Escola de música ART Music no centro da cidade, e logo já estava trabalhando com artistas de renome da música Gospel como, Cláudio Claro, Sérgio Lopes, Oficina G3, Toque no Altar, Marquinhos Gomes, Álvaro Tito, Mara Maravilha, Marina de Oliveira, Baby do Brasil e muitos outros.
Seu primeiro trabalho em Stúdio foi em 1995, gravação do solo na música "Oração do Rei" no CD "De Bem com a Vida" da cantora Melissa, pela Gravadora Line Records. A partir de então, os trabalhos em shows e gravações começaram a ficar mais intensos até que em 1996, passou a fazer parte do Tabernáculo de Davi, banda pertence ao cantor Cláudio Claro, com quem gravou o CD "Libertador", gravado ao Vivo no teatro Lemos Cunha, na ilha do Governador-RJ. A banda era composta por Rogério Vieira, Pingo, Estevão Ribeiro e Angelo Torres. Esse projeto foi um verdadeiro marco na música cristã no Brasil, há quem diga que foi um divisor de águas em relação ao que havia sido feito antes e depois dele. A música "Videira" com um estilo frevo era sinônimo de alegria e contagiava o público por onde quer que passavam. No CD tiveram vários solos de Saxofone criados por Angelo Torres em músicas marcantes do ministério, "Messias de Israel", "Minha Razão de Viver", "Vinde Adoremos" e inclusive o da música tema, "Libertador", abrindo as portas para o Saxofonista no Circuito Nacional. Com esse projeto Angelo teve a oportunidade de viajar por todo Brasil em turnês de lançamento por cerca de um ano e meio com o grupo. Foi o cenário ideal para que o Brasil conhecesse o recém chegado e talentoso músico.
Em 1998, ele participou do CD "Meu Maior Prazer", do cantor Kleber Lucas, pela gravadora MK Music, e então passou a fazer parte de sua banda nos próximos quase 08 anos. Com a agenda lotada de shows por todo Brasil, acompanhou Kleber Lucas nas turnês de seus próximos discos, Deus Cuida de Mim, Aos Pés da Cruz e Pra Valer a Pena, gravando ainda seu DVD "Ao vivo no Olimpo-RJ". Ao lado de Kleber Lucas Angelo Torres ainda emplacou vários solos em hitts do cantor tais como Purifica-me, Deus Cuida de Mim, Jeová é o Teu Cavaleiro, As Misericórdias do Senhor e outros, contribuindo assim para a ascensão meteórica desses projetos que alcançaram milhares de cópias vendidas e muitas premiações como Disco de Ouro, Platina Dupla e Prêmios como Troféu Talento e Grammy Latino.
O primeiro Projeto de Aline Barros voltado para o público infantil também teve o Sax de Angelo Torres. Gravado em 1999 o CD "Bom É Ser Criança" foi o inicio de uma série de Projetos voltados para esse público da cantora Cristã. O trabalho alcançou a marca de mias de 200.000 cópias vendidas.
Nesse período também fez parte da Banca da gravadora MK Music tendo a oportunidade de tocar com todos os artistas do Casting da gravadora, tais como Bruna Karla, Kades Singers, Voices, Léa Mendonça, Marina de Oliveira e outros nos eventos de grande porte no Rio de Janeiro, denominado Canta Rio. Esses eventos eram realizados em grandes localidades tais como Praça da Apoteose, Praia de Copacabana, com milhares de pessoas e muita visibilidade. Em 2000 participou também com o cantor Kleber Lucas do Canta Brasil 500, evento realizado pela gravadora em homenagem aos 500 anos do Brasil, no Estádio do Maracanã com lotação máxima.
Paralelo a tudo isso, sua sonoridade o colocou em shows com Oficina G3, participando do DVD O TEMPO na Casa de show Olimpo-RJ em novembro de 2000, e logo no ano seguinte participou com solo de destaque na música "Formoso És" que foi tema do Primeiro CD do cantor Fernandinho.
Como era de se esperar a carreira solo de Angelo estava por começar, e em 2002 lançou seu primeiro CD instrumental, que levou seu nome como título "Angelo Torres", e um repertório composto de Pop e Black Music. Este veio selar a carreira do músico e apresentar um Projeto criativo, original e inovador. O CD repleto de cações autorais fez muito sucesso na cena instrumental nacional. Músicas como "Charmeando", "O Momento", " Entre Amigos" com a participação do Saxofonista Marcelo Martins, e principalmente "Meu Sonho", canção que Angelo fez dedicada à sua esposa Deuzimar, viraram temas obrigatórios em diversos workshops e repertórios de bandas instrumentais da época. O lançamento desse Projeto foi realizado em 2003 no teatro do SESC de São Gonçalo-RJ com participação do cantor Alexandre Lucas. O projeto teve uma relevância incrível virando manchete de vários Jornais da cidade e mídias locais, despontando como uma grande novidade no cenário Instrumental nacional.
Nesse período, o produtor Ronald Fonseca assumiu o projeto musical de Sérgio Lopes e fez questão de chamar novamente Angelo Torres para fazer parte da gravação do seu primeiro DVD "Sérgio Lopes ao Vivo" no Garden Hall-RJ 2003, pela gravadora ZECAP Gospel. O álbum consistiu em um registro das melhores músicas de sua carreira e o solo de sax na música "Natureza Humana" fez muito sucesso pois ficou marcado quando Sergio chamou o Angelo no meio do solo. Ainda pela ZECAP gravou o "DVD AO Vivo de Rose Nascimento" no Olimpo-RJ 2003 o trabalho vendeu mais de 200 mil cópias, e a música "Campeões da Vida" foi um sucesso na época novamente com solos de saxofone de Angelo, bem como na música "Sempre Fiel" outro Hitt que emplacou.
No ano seguinte, o músico acreditava que Deus já havia lhe mostrado e colocado em seu coração uma vontade de ter um Ministério de música nas igrejas, mas, com uma proposta diferente do convencional, algo que pudesse surpreender as pessoas. Sendo assim, pesquisou muito com o público e com a base na Bíblia, percebeu que seu saxofone poderia ser um canal de Louvor e ministração. Então em 2004, Incentivado pelos amigos e orientado por Deus lançou seu segundo trabalho solo intitulado "Minha Vida", tendo em seu repertório Hitts como "Pão da Vida" de Cláudio Claro, "Lágrimas no Olhar" de Marquinhos Gomes, que emplacaram e tocaram em todas as rádios Evangélicas do País. O CD teve ainda a participação especial de Álvaro Tito, Alexandre Lucas e Mayla Hadalla. A apresentação de lançamento do CD foi realizada no Ministério Plenitude do Caramujo, então igreja do músico, com lotação máxima e presenças especiais de Kleber Lucas e Álvaro Tito.
Ainda tocando com os grandes nomes da música Gospel, Angelo Torres segue sua carreira solo paralelamente e em 2005 teve a oportunidade de lançar juntamente com outros três saxofonistas, Samuel Lima, André Paganelli e Lamir Teixeira, o "CD Sax For Christ", uma coletânea de 16 canções contendo clássicos da música cristã, como Castelo Forte, Tu És Fiel, Grandioso És Tu e muitos outros.
Em 2006 lançou o CD "Um Novo Tempo" composto por algumas músicas de sua autoria e mais os sucessos "Deus Cuida de Mim", de Kleber Lucas, "Leva-me Além", do Ministério Apascentar, "Natureza Humana de Sérgio Lopes", tendo novamente a participação de Álvaro Tito cantando "Não Há Barreiras", música que ficou conhecida em sua voz nos anos 80. Esse CD foi lançado no Teatro Cine Ópera em Ponta Grosa, Paraná-PR.
Neste mesmo ano gravou o CD "Apenas uma Voz" da cantora Léa Mendonça, participando com solo de Sax tenor na música tema do CD e destaque para o solo "Espírito de Deus". O CD também alcançou a premiação de Disco de platina.
Nesse ano, foi convidado a integrar a banda "Ministério Toque no Altar" e passou a integrar as turnês de lançamento dos CDs "Deus de Promessas", "Olha pra Mim", "Restituição" e "Toque no Altar", emplacando vários sucessos em todas as rádios Evangélicas do País, tais como Leva-me Além, Deus de Promessas, Faz Chover, Toda Sorte de Bençãos e muitos outros. Com o Toque no Altar teve ainda a oportunidade de gravar os DVDs "Toque no Altar e Restituição" no Olimpia-SP "Deus de Promessas" no Citibank Hall-RJ, com a participação importante de Angelo Torres no solo de Sax soprano na música Leva-me Além.
Seu som singular ainda o colocou, em 2006, como band leader no ministério do cantor Álvaro Tito, aliás um ícone da música Gospel de quem Angelo sempre revelou ser um grande admirador. Com Álvaro, Angelo gravou os CDs "Simplesmente", "Vitória" e ainda "Reinas em Glória", e participou das turnês.
Em 2007 participou do DVD da cantora Eyshila "Até Tocar o Céu". Angelo Torres já havia gravado com a artista em 2003 no CD "Na Casa de Deus" e volta a trabalhar com a ela agora em seu DVD. O projeto foi realizado na Praia de Iracema em Fortaleza-CE e e reuniu cerca de 150 mil pessoas, certificado como Disco de platina duplo e indicado ao Grammy Latino de "Melhor álbum de Música Cristã", destaca se um momento emocionante no Show na música "Casa de Bênção" onde a família da cantora vai a frente e o saxofone soprano do Angelo ministra sobre eles.
Em 2008 lança seu CD "Sonhos", retratando exatamente sua trajetória de ministrações nas igrejas. Um CD onde Angelo Torres interpreta não só tocando mas cantando suas composições próprias em sua maioria, como "No Coração de Deus", sua primeira composição cantada, "Deus de Milagres", "Chegar a Ti", além de fechar com chave de ouro com uma versão Instrumental do clássico "Autor da Minha Fé", do Grupo Logos. Um novo momento em sua carreira, tendo a oportunidade de lançá-lo em todo país em Miami-FL nos Estados Unidos
O Cantor William Nascimento também teve Angelo Torres em um dos seus projetos solo, gravando o solo da música "Deus Faz" no CD "Lugar Mais Alto", que foi Disco de Ouro em 2008. Recentemente o cantor esteve no Programa AT JAZZ Music onde tocaram a canção gravada relembrando o arranjo original.
Nesse mesmo ano Angelo Torres é convidado a participar do Ministério Trazendo a Arca, nas turnês e internacionais do CDs "Marca da Promessa" e "Pra tocar no Manto" que também gravou. Além disso esteve com o grupo na gravação do "DVD no Maracanazinho-RJ", com lotação máxima. Uma produção de altíssimo nível que impactou até aos mais exigentes críticos, ganhadora de vários prêmios, inclusive de Melhor DVD. O lançamento desse projeto foi realizado em Miami-FL nos Estados Unidos com a banda completa.
Em Setembro de 2008 Angelo Torres participa do primeiro CD solo do cantor Davi Sacer, "Deus Não Falhará", aumentando ainda mais a discografia importante do músico. Esse trabalho rendeu o Disco de Ouro e foi um marco no inicio da carreira solo do artista.
Em 2009, por incentivo de sua esposa Deuzimar, Angelo Torres ingressa no Seminário Teológico SETAV atendendo assim ao chamado de Deus em sua vida, e após 4 anos de estudos ingressa na FABAPAR, Faculdade de Teologia do Paraná, se formando Bacharel em Teologia no ano de 2017. Agora, além de suas apresentações musicais, Angelo intensifica as ministrações da Palavra pregada nas igrejas e eventos, e também palestras sobre Louvor e Adoração.
Entre os anos de 2009 e 2013 Angelo Torres participa anualmente do Evento "Amor em Ação" em Brasília-DF, evento destinado a ações sociais e com fechamento de grandes shows, nos quais divide o palco com outros artistas de renome, tais com Davi Sacer, Tales Roberto, Bruna Karla, Regis Danese, Discopraise e outros
Em 2010, gravou o CD campeão de vendas "Ele Não Desiste de Você" criando o solo de Sax no hitt "Não Morrerei" de Marquinhos Gomes que foi uma das canções mais tocadas nesse ano. Esse não foi o único projeto com Marquinhos Gomes, Angelo Torres já havia gravado em 2004, o CD Presença de Deus responsável pelo solo de destaque na música "Jesus Abriu a Porta".
Após anos dividindo sua agenda entre sua carreira solo e a dos cantores e ministérios que acompanhou, Angelo Torres toma uma decisão importante, e em 2010, após o Ministério Trazendo a Arca, decide focar apenas em sua carreira solo, gravando o CD "Comunhão" em parceria com o guitarrista André Santos, fazendo o lançamento do mesmo no nordeste do Brasil, numa turnê em Recife, Maceió, João Pessoa e Natal no mês de janeiro desse ano.
Em 2011, veio o CD "Eu quero ir cantando", uma produção ao vivo. Um CD de louvor e Adoração, com composições próprias e algumas parcerias, músicas como Algo Novo, Abre os Meus Olhos e Me Lanço fazem parte do repertório, onde Angelo Torres toca, canta e ministra com a igreja. Um trabalho de impacto em sua carreira, mostrando um novo rumo, um tempo de novidades de Deus em seu ministério, selando aquilo que Ele já vinha mostrando ao longo dos anos.
Seguindo 2012, Angelo lança "Essencial". Um CD repleto de sucessos de alguns dos grandes compositores com quem trabalhou, dentre eles, Kleber Lucas (Purifica-me), Ministério trazendo a Arca (Sobre as águas), Fernandinho (Uma Nova História), Marquinhos Gomes (Não morrerei), Sergio Lopes (O Lamento de Israel) e muitos outros, concretizando sua carreira ao lado desses grandes artistas, e determinando um novo período em sua carreira solo.
Aliados aos seus projetos solos Angelo Torres ministra Workshops de Saxofone por todo Brasil, influenciando uma geração de Saxofonistas em todo território nacional, palestrando em várias Escolas de Música tais como Conservatório Nacional de Música em Itajaí-SC, Conservatório de Música de Recife-PE, Conservatório de Olinda-PE, Centro Musical em Nazaré de Mata-PE, Espaço SaxShop-SP, e muitos outros.
Em 2014, seu maior Projeto. A gravação de seu primeiro DVD "Minha História", um sonho que Deus estaria realizando. O evento realizado na i9 Music, a maior e mais conceituada Casa de Shows de Niterói e São Gonçalo do Brasil. Foram convidados para esse dia artistas de renome que fizeram parte da história do músico, tais como, Davi Sacer, Álvaro Tito, Marcus Salles, Kleber Lucas, Marquinhos Gomes e ainda a participação internacional do Saxofonista Norte-Americano KIRK WHALUM. Com certeza o maior projeto de Angelo Torres e veio para selar uma carreira de sucesso. Logo após a gravação do DVD ele lança o vídeo clipe da música "A Salvação" com a participação de Fernandinho, música que compôs o repertório do Show.
Seguindo seus trabalhos Solo, em 2016 Angelo Torres lança o CD "Adoração", um trabalho instrumental Gospel com releituras das principais canções do Ministério Australiano HILLSONG. Canções como "Creio que Tu És a Cura", "Quão Grande é Meu Deus", "Diante da Cruz", "Me Ama", "Descansarei" e muitas outras que emplacaram aqui no Brasil nas vozes de Grabiela Rocha, Aline Barros, Eyshila, Ana Paula Valadão e outros ícones da música Gospel. O lançamento desse projeto foi na turnê "Adoração/Worship" que fez pelos Estados Unidos nas cidades da Flórida, Boston, Nova York e Atlanta.
A partir de 2016 Angelo lança mais um projeto audacioso, o AT JAZZ Music. Um programa de música e Entrevistas veiculado no youtube onde convida os grandes nomes da música instrumental. Por lá já passaram tocando e contando suas histórias, músicas como, Arthur Maia, Milton Guedes, Marcelo Martins, Torcuato Mariano, Cacau Santos, Cláudio Infante, Victor Biglione, Rafael Rocha, Kiko Continentino e muitos outros. O Programa é gravado no Studio Reuel, um dos mais prestigiados do Rio de Janeiro, produzido por Deuzimar Braga e apresentado por Lucas Torres e com uma equipe e banda de alto nível, Michel Barcellos, Felipe Martins, Thiago Vieira, e Marcos Tavares, e alcançou em pouco tempo todo o Brasil e espectadores em todos os continentes.
Com toda a projeção que obteve em sua carreira, inevitavelmente as marcas e empresas especializadas em saxofone despertaram o desejo de tê-lo como Artista e endorser exclusivo de seus produtos, sendo assim ao longo dos últimos anos Angelo Torres tem representado e sido parceiro das mais conhecidas marcas de Saxofone, boquilhas, palhetas e acessórios, entre elas PMauriat Saxophones, Palhetas Gonzalez, Saxofones Vermont Paris, Boquilhas Barkley, Palhetas Rigotti, Soxofone Borb Oliver e Microfones Shure.
Com seu Show solo instrumental Participou também de vários Festivais de Jazz pelo país, Barkley Smooth Jazz em São Paulo, SaxPerience - SP, Jazz Entre Amigos em Governador Valadares, Barkley Smooth Jazz em Blumenau - SC e também no Rust College no Mississipi - EUA e muitos outros.
Em 2017 mais um Projeto Autoral com a Assinatura de Angelo Torres. O Curso online "Interpretação do Saxofone". Um dos mais pedidos e esperados pelos estudantes e apreciadores do trabalho do artista. O Curso foca em ensinar e demonstrar as nuances da interpretação do Sax, baseado nos principais solos e músicas de Angelo, onde ele mesmo mostra com detalhes como criou e desenvolveu as idéias que fizeram de seus solos os mais ouvidos entre os saxofonistas. O diferencial desse treinamento é a mentoria personalizada que Angelo oferece aos alunos dando-lhes a oportunidade de extrair o melhor de seus talentos. São centenas de alunos que tiveram sua vida musical transformadas por sua metodologia.
Em 2018 lança o CD "CRISTO É". Um trabalho autoral onde Angelo Torres interpreta cantando músicas que falam da pessoa de Cristo, algo inovador e com muita qualidade, onde a ênfase principal é falar da Obra Redentora de Jesus. Um projeto altamente relevante com letras fortes e impactantes, sem perder a beleza poética, que traz à igreja uma Adoração genuína à pessoa de Cristo. Alguns dos títulos são, Cristo É, Meu Redentor Vive, Sou Teu pra Sempre, Sou Teu Servo e O Jardim da Reconciliação.
Logo após o lançamento do CD Cristo É, fez várias Turnês de lançamento nos Estados Unidos, passando por Miami FL, Boston MA, Atlanta GA, New Jersey NJ, New York NY, San Francisco CA, Nashville TN etc, em torno de 3 vezes ao ano com mais de 20 apresentações em cada uma delas.
Em 2020 em meio à Pandemia de COVID 19, Angelo Torres participa de várias LIVES, como convidado especial, de artistas e amigos, tais como Alvaro Tito, por duas vezes, Alex Gonzaga, tendo ainda as participações de Mattos Nascimento, Álvaro Tito e Marcus Vinicius, além de participar da LIVE "Encontro" do trazendo a Arca após 10 anos da saída de Davi Sacer da banda. Foi um momento marcante e nostálgico poder relembrar as viagens, shows e histórias que passamos juntos por vários anos. Nesse mesmo período Angelo grava duas LIVES de seus projetos solo. A primeira sendo o lançamento do CD "Inicio de Tudo" com sua banda ao vivo, gravada na igreja CEI de Itaipú, e a segunda, uma LIVE Especial de "Clássicos Cristãos" gravada na igreja Batista Nova Jerusalém. Essas LIVES foram momentos importantes de contato com as pessoas trazendo um pouco de alegria e refrigério num momento tão difícil que o mundo passava.
"Inicio de Tudo" é o Décimo CD Solo Instrumental do Saxofonista Angelo Torres. Um projeto Autoral lançado em 2020, que reúne o melhor do estilo Brasileiro em fusão com o Smooth Jazz, tendo a participação marcante do Saxofonista Americano Kirk Whalum, um ícone mundial do Jazz contemporâneo além de outros grandes nomes da nossa música. Nesse trabalho Angelo preza pela beleza das composições e inovação da performance musical na tentativa de fugir do convencional sem perder a essência da música. A riqueza nos arranjos e o swing são o ponto alto do trabalho, que caminha entre o Pop Instrumental mesclando com o Samba-Funk e outros elementos da música brasileira. O trabalho conta ainda com a participação de grandes nomes de nossa música, tais como, Milton Guedes, João Alexandre, Marcos Nimrichter e Álvaro Tito. Um Projeto Independente, lançado com muito suor e dedicação de todos os envolvidos, apresentando todo o talento nato e sutileza do músico Brasileiro, aliados à uma riqueza sonora e artística que agrada aos críticos mais exigentes.
Por Deuzimar Braga (Produtora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário